Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Aula Origem e Formação dos Mundos - Aula Infantil - Alfabetizados - 03/03/2012


Evangelização Infanto-Juvenil: mês de março: DEUS x CRIAÇÃO
Objetivo Formativo: Reconhecer que o poder e a misericórdia de Deus, atua no mundo e em cada um de nós
Objetivo Informativo: Reconhecer que o planeta Terra não é o único planeta habitado.

03/03 – Origem e Formação dos Mundos
Antes de começar a aula, retomar um pouquinho a aula passada, sobre o jogo “liga ponto”, o por quê deles terem jogado e repassar os combinados dos direitos e deveres (está em anexo).
Este mês (março) falaremos sobre DEUS x CRIAÇÃO
Incentivação: Dividir as crianças em dois grupos e cada vez que vc terminar a frase, um representante de cada grupo, deverá levantar a mão e quem for primeiro deverá responder, se a resposta estiver correta, marcar numa folha de papel um ponto para aquele grupo. Conforme eles vão jogando, ir comentando, corrigindo, ou mesmo parabenizando qdo acertarem as respostas.
1.       O universo corresponde aos mundos que vemos, aos seres animados e inanimados. (  F  )
Explicar que o universo vai muito além disso, corresponde a infinidade dos mundos que vemos e não vemos, todos os seres animados e inanimados, todos os astros e fluidos que o preenchem.
2.       O universo foi criado por si só.  (  F  )
O universo é obra de Deus.
3.       Os mundos se formam pela condensação da matéria espalhada no universo.  (  V  )
4.       Um mundo pode desaparecer.  (  V  )
Sim, Deus renova os mundos, assim como renova os seres vivos.
5.       Todos os globos que circulam no espaço são habitados.  (  V  )
Sim, o homem está longe de ser o primeiro em inteligência, bondade e perfeição. Deus povoou os mundos de seres vivos, e todos concorrem para o objetivo final da Providência.
6.       Os corpos físicos são iguais em todos os mundos.  (  F  )
Não, na imensidade do universo, existem várias formas de vida e estão espalhadas em muitas categorias, de acordo com sua evolução.
Desenvolvimento: explicar às crianças que Deus criou todo o Universo, tudo que o contém, o universo não poderia ser criado por si e sim pela vontade de Deus. Os cometas seriam um começo de condensação da matéria espalhada no universo. Os mundos (planetas) são renovados assim como nós seres humanos e seres vivos, também. A doutrina espirita nos ensina que todos os globos do universo são habitados, apesar da não comprovação de cunho oficial. Mas hoje a ciência já admite a possibilidade de outros sistemas com vida semelhante à nossa. Há vários mundos em diferentes estágios de evolução, bem como seus habitantes. Há os que estão em condições físicas e moralmente inferiores aos da Terra, uns no mesmo grau evolutivo e outros são mais elevados sobre todos os aspectos.
Fixação: Após o desenvolvimento checar se eles entenderam. Sugestão: entregar uma folha para cada dupla e pedir para eles escreverem o que puderam entender sobre a aula de formação dos mundos, algumas perguntinhas podem ajudá-los como por ex. Quem criou o universo? Quem habita o universo? Só há vida na Terra? Todos os habitantes estão no mesmo grau evolutivo? Qual a finalidade dos seres que habitam o universo?
Bibliografia: Livro dos Espiritos Cap.III Criação

Monica

Nenhum comentário:

Postar um comentário