Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Aula - Objetivo da Encarnação

Aula aplicada em 8/Set/2007
Nível: Jardim (3 a 5 anos)

1) Prece Inicial

2) Incentivação
 Riscar no chão uma linha sinuosa. Formar a fila das crianças e entregar à primeira uma colher e uma bolinha de isopor. Pedir para que ela caminhe rapidamente sobre a linha traçada equilibrando a bolinha na colher, sem deixar cair.
Quem conseguir caminhar sem deixar a bolinha cair, termina a atividade. Aquele que deixar a bolinha cair no chão, tem nova oportunidade de recomeçar (no início da linha), mas com um grau de dificuldade maior: deverá segurar a colher com o um dos braços esticados. (Aproveitar pra criar aquele suspense: vocês acham que ele merece uma nova chance?)
Terminada a atividade perguntar as crianças:
Como foi chegar ao final da linha sinuosa?
Você ficou feliz quando teve uma nova oportunidade de recomeçar?

Seria mais fácil se tivesse prestado maior atenção na primeira vez para não deixar cair a bolinha no chão?

3) Narrar a história – A nova Chance
 Ritinha era a filha única de um casal bondoso e trabalhador. Desde criança, demonstrou que era cheia de vontade. Não lhe faltaram os conselhos, nem o carinho dos pais. Entretanto, a menina rebelde, desprezava-os, respondia mal e nunca se interessava em cumprir seus deveres escolares.
 O tempo passava e Ritinha continuava a não aproveitar as oportunidades que seus pais ofereciam. Jovem ainda, adoeceu e desencarnou.
 Ao despertar no mundo espiritual, se arrependeu e percebeu que perdeu uma grande oportunidade. Ritinha sofreu muito. As respostas mal criadas que havia dado a seus pais ecoavam sem descanso em sua mente e sentia-as como verdadeiras flechadas no coração. Todos os momentos eram de angústia.
 Um dia suplicou ao seu Espírito Protetor para que lhe fosse dada uma nova chance, reencarnando novamente, isto é, nascendo outra vez e crescendo para tornar-se uma boa menina.
 Ritinha conseguiu a nova chance, porém, não mais nas condições anteriores. Reencarnaria em outro lar, ficando órfã, ainda menina e cedo teria de trabalhar para pagar seus estudos. Vencendo essas dificuldades, ela teria um grande progresso espiritual.
 Ritinha agradeceu comovida a nova chance, compreendendo a importância das lutas que teria de enfrentar.
 Alguns meses depois, renascia Ritinha, em novo corpo, em outro lar.
 Será que aproveitará bem a nova chance?
De que dependerá a vitória ou o fracasso?

Comentar sobre a história "A Nova Chance", em que Ritinha teve nova chance de aprender as lições ignoradas para ser feliz e que quando se perde esta oportunidade as dificuldades aumentam. A reencarnação é uma dádiva de Deus e quando nos esforçamos para seguir o caminho do bem, estamos buscando nossa própria felicidade.
 Por que reencarnar? Para corrigir os erros, aprender a ser bom, amoroso, amigo.
Reencarnamos para evoluir, para aprender.

4) Fixação – brincadeira
Jogo de tabuleiro. Jogo das virtudes. Os alunos são divididos em duas equipes. Devem percorrer o caminho com o objetivo de atingir o final.
Ao girar o ponteiro terão o direito de andar X casinhas. Caso retirem um cartão com virtude, poderão andar mais uma casa. Caso retirem um cartão com má tendência, eles deverão permanecer na mesma casa.

Aula Lei Natural

AULA APLICADA EM - 2007
NÍVEL - Jardim (3 a 5 anos)

1) Prece Inicial
2) Incentivação
Sobre uma cidade fictícia os alunos simularão diversas situações:
- Manipulando carrinhos vão circular pela cidade prestando atenção a sinalização de trânsito;
- Manipulando bonecos atravessarão ruas na faixa de pedestre ou não;
- Ajudarão ou não deficientes a se locomoverem;
- Mostrar o sol – que coisas boas ele nos traz?
 Lei Divina x Lei do Homem
Se eu passar no sinal vermelho está errado? Quem criou esta lei?
Se eu ajudar uma pessoa, eu fico feliz? Quem criou esta lei?
Onde posso encontrar a Lei do Homem? Nos livros
Onde posso encontrar a Lei de Deus? No pensamento, no sentimento.
3) História – O caminho do Bem
André voltava da escola, quando de repente, viu um gatinho que miava muito alto, como se estivesse chorando. Ele tinha a patinha machucada, não conseguia andar direito e com certeza estava há muito tempo sem comer, pois dava para ver os ossos aparecendo sob seu pelo branquinho.
Ele se comoveu com a situação, com muito cuidado, pegou-o no colo e o levou para sua casa. Sua mãe, D. Simone olhou para o gatinho e disse:
- Pobrezinho! Vamos André traga-o até aqui, vamos cuidar de sua patinha. Depois de fazer o curativo, D. Simone lhe deu um pires de leite que foi devorado em um minuto.
- Nossa! Ele estava com fome, não é mamãe?
- Sim meu filho. Ele é muito pequeno para arranjar comida sozinho; se você não o tivesse encontrado, ele poderia ter morrido!
O menino olhou para aquele bichinho tão pequeno e tão lindo, com muito carinho ele o aninhou em seus braços.
- Sabe mamãe, eu me sinto feliz em ter ajudado o gatinho!
- Eu sei meu filho! Sempre que praticamos o bem nós nos tornamos pessoas melhores e nos aproximamos de  Deus; por isso, ficamos felizes! Fomos criados para fazer o bem, mas quando as vezes fazemos algo errado, nós nos sentimos tristes, pois não cumprimos as Leis de Divinas. Estas leis dizem que devemos ser bons, tratar a todos com amor e bondade.
- Sabe de uma coisa mamãe; é tão gostoso fazer o bem! Com seus olhinhos brilhantes pediu:
- Posso dar um nome para ele!
- Claro! Que nome você escolheu?
- Branquinho! Vou chamá-lo de Branquinho!

Aos poucos, Branquinho foi se recuperando e André ganhou um companheiro fiel e amoroso.
4) Fixação
Os evangelizandos recebem uma folha com diversas imagens - crianças brigando, pessoas demonstrando falta de respeito, uma família colaborando nas atividades do lar e amigos compartilhando comida. Deverão pintar as imagens que representam o homem cumprindo as Leis Divinas.