Anexo o programa 2012. Como vocês poderão observar, fiz algumas alterações, nada que prejudique a ideia original, contudo achei que atenderia melhor a proposta...
Peço-lhes, que dêem atenção especial aos objetivos,vez que, como sabem, deve ser o ponto de partida., para o desenvolvimento de cada módulo.
Outra coisa importante, e que não podemos perder de vista é o formato das aulas, que não é, é claro, condição única para a realização das mesmas, mas que estruturam-nas de forma mais sistemática. Para que não nos esqueçamos, retomo de uma forma bem sintética:
Incentivação: Momento em que chamamos a atenção do grupo para a aula / tema - Não é o ponto alto da aula, mas a atividade deve acender nos educandos uma expectativa para o aprendizado. Jogos - Brincadeirras - Experiências - Vivências fazem parte dessa etapa.
Desenvolvimento: Principal momento da aula - É quando apresentamos o tema, propriamente dito, nem sempre de forma teórica, pois os jovens exigem de nós performance além da teoria, mas de forma instigadora / reflexiva, que propicie a busca por respostas e compreensão intima e social dos fenômenos. Problematização - Questionamentos - Aula expositiva - Construção de Conceitos - Histórias, são estratégias que podem ser aqui utilizadas.
Fixação: Momento dedicado a aplicação do conteúdo estudado. Deve-se dar atenção especial a essa etapa, pois indica o quanto o tema foi apreendido. Atividades de escrita - Exercícios - Desenhos - Construção de Maquetes - Dramatização, são exemplos de atividades. Atentem para o tempo destinado a essas atividades, pois esse momento, não deve ser visto, absolutamente, como um simples passar de tempo, e sim como verificação do aprendizado.
Avaliação: Deve permear toda a aula, contudo ao final da mesma, deve responder se, os objetivos (formativos e informativos) foram alcançados. Lembrando que o formativo, não é imediatamente perceptivel, pois sua essência é de consolidação dos comportamentos desejáveis ao homem de bem, e isso somente se percebe a médio e longo prazo. Já os informativos podem ser percebidos com mais precisão. Aqui retoma-se a o que foi construído no momento destinado a fixação. Deve-se observar o interesse, empenho e comportamento durante a execução das atividades
E por fim, é importante lembrar que quem dá o tom, para o tempo destinado a cada etapa descrita acima, além da observação atenta do educador, é o próprio tema e a capacidade da turma em compreender a sua relevância. Isto é, enquanto para uma turma um tempo maior é destinado para a parte lúdica (incentivação), para outros a parte da reflexão (desenvolvimento) é muito mais instigadora.
Coloco-me a disposição e desejo bom trabalho a todas.
Beijos
Elma
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