Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Aula 2a. Revelação - Jesus - Aula Infantil - Alfabetizados - 21/04/2012

REVELAÇÕES
Objetivo Formativo: Reconhecer que as três revelações fazem parte da história da humanidade
Objetivo Informativo: Identificar a essência de cada uma das três revelações.

21/04/12 – 2ª Revelação: Jesus

Incentivação: Hoje falaremos sobre a 2ª Revalação: A vinda de Jesus na Terra. Mas antes, vamos recapitular a aula passada. 1ª Revelação: Moisés, viveu no Egito, há 1400 anos antes do nascimento de Cristo.Teve como objetivo principal, revelar ao povo daquela época, os dez mandamentos. Pois havia muita crueldade, injustiça, e ele veio assim, trazer a lei da justiça aos homens. Bem como revelar a unicidade de um único Deus. (5´a 10´)

Desenvolvimento: (15´a 20`) Passaram se muitos anos e a humanidade passavam mais uma vez, por situações difíceisl de intolerância, egoismo, falta de amor, foi então que Jesus veio a Terra para dar cumprimento a lei de Moises e desenvolvê-la as pessoas daquela época, de acordo com o grau de adiantamento dos homens. Reduzindo a esta única prescrição: "Amar a Deus acima de todas as coisas e o próximo como a si mesmo", e acrescentando: aí estão a lei toda e os profetas.
Mas, o papel de Jesus não foi o de um simples legislador moralista, tendo por exclusiva autoridade a sua palavra. Ele viera ensinar aos homens que a verdadeira vida não é a que transcorre na Terra e sim a que é vivida no reino dos céus; viera ensinar-lhes o caminho que a esse reino conduz, os meios de eles se reconciliarem com Deus.
         Apesar dos ensinamentos contidos nos 10(dez) mandamentos que Moisés recebeu no Monte Horeb, a humanidade , com o passar do tempo, deles se esqueceu. Jesus, há muito mais de 2000 anos, quando estava na Espiritualidade, observando a dureza dos corações humanos, embrutecidos em seus sentimentos, resolveu Ele mesmo nascer entre os homens, se encarnar, vir à Terra, para vivenciar e exemplificar o AMOR, que é a chave do progresso e da evolução.         Chegou ele em família simples e pobre, nasceu em uma manjedoura, como a dizer que a humildade representa a chave das virtudes.
         Veio Ele a nos ensinar através de sua própria vida, de suas atitudes e de suas palavras, que eram ditas em praças públicas, ante as criaturas desregradas e infelizes. Em todas elas contida está o ensinamento maior: “Amai-vos uns aos outros”, e buscou Ele próprio, até o fim de sua permanência entre nós, viver amando, amando sempre a todos sem distinção.
         Chamou Ele gente simples, conhecidos como os Apóstolos, e em seus corações fez frutificar seu exemplo de Amor. Até o último momento viveu Jesus ensinando amor, perdoando àqueles que o condenaram.
         Jesus foi, então, a Segunda Revelação, na qual nos deixou como mandamento 02 aspectos que são os mais importantes:
 1o. Amar a Deus, sobre todas as coisas;
2o. Amar ao próximo, como a si mesmo.
         Assim, a Lei de Amor instaurada foi para que aprendêssemos e amolecêssemos nossos corações, a fim de que vivenciássemos a fraternidade , a irmandade entre os homens, sem distinção.
         Retornando Jesus à vida na Espiritualidade, os Apóstolos , que sempre tiveram enorme paixão pelo bem em suas almas e com o exemplo, ensinamento e vivência de Jesus, buscaram viver e divulgar esse ensinamento recebido criando A Casa do Caminho, onde velhos e crianças, jovens e adultos, viúvas e pobres, doentes de toda espécie eram acolhidos e tratados com amor.
Fixação: Caça-palavras Moises e Jesus (Os ensinamentos sobre Deus)

Monica

2 comentários:

  1. E a metologoia? vou apenas ler isso para crianças??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Esta foi uma aula de explanação. Com certeza foi usado recursos audios visuais não apresentados aqui e técnicas de contação. É apenas um modelo da nossa experiência e pode ser usada como quiser e incluir atividade que quiser no decorrer da sua aula.

      Excluir