Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Aula Higiene Física e Espiritual - Aula Infantil - alfabetizados - 06/09/2008


Evangelização Infantil – 06/09/08 Higiene Física e Espiritual

Objetivo: Conscientizar que somos responsáveis pelo cuidado do nosso corpo físico e nosso espírito (pensamentos)
INCENTIVAÇÃO: Desenhar ou esticar uma linha no chão e imitar um equilibrista andando com os braços abertos. Perguntar para a classe o que isso significa e o que é necessário para que o equilibrista não perca o equilíbrio
Assim acontece conosco em nosso dia a dia. Para que consigamos nos manter em equilíbrio, precisamos ter: autocontrole, estabilidade mental e emocional, relações sociais saudáveis, boa saúde, etc, alimentação saudável e regrada dentro das possibilidades de cada pessoa. Um outro cuidado, também muito importante, é a manutenção da higiene.
DESENVOLVIMENTO: E o que é Higiene? Higiene é a parte da Medicina que estuda os meios próprios para conservar a saúde, a fim de permitir o funcionamento normal do organismo, bem como estabelecer a harmonia das relações entre o Homem e o ambiente tentando eliminar as influências nocivas que esse ambiente possa ter sobre o ser humano. Assim sendo, são importantes os seguintes aspectos: higiene da habitação, higiene corporal, higiene alimentar e profilaxia das doenças contagiosas (através do uso de vacinas).
A higiene mental implica na elevação do pensamento e por isso todo aquele que se alimenta mentalmente de imagens e propósitos saudáveis, equilibrados e bons, atrairá para si afinidades nesse sentido e conseqüentemente se sentirá bem.

Devemos cuidar dos pensamentos que cultivamos, porque tudo na vida é uma questão de sintonia. Podemos atrair para junto de nós Espíritos infelizes, obstinados no mal, levianos, etc., a depender da nossa sintonia mental. Devemos cuidar também de reciclar nossa mente, para evitarmos idéias fixas, que, às vezes, nos deprimem.

Como podemos cuidar do nosso corpo físico?
Em primeiro lugar devemos nos amar, agradecer a Deus por sermos perfeitos e inteligentes.
Deus nos criou perfeitos e cabe a nós cuidarmos de nosso corpo físico que é ele o instrumento para nós evoluirmos aqui na Terra. É através dele que podemos progredir, aprender nos melhorar. O espiritio precisa do corpo assim como o corpo do espírito aqui na Terra.
O que vcs fazem para manter a higiene física?
Bom, começamos com os cuidados básicos, qdo somos ainda bebes, nossas mães cuidam de nós com muito carinho, nos dão banho, comida, nos fazem dormir, se temos alguma doença, nossos pais cuidam da gente, nos leva ao médico se necessário, ao dentista, etc...OK e quando já temos uns quatro, cinco seis anos? A gente já pode começar a se virar sozinhos, não é mesmo?
Tomamos banho, escovamos os dentes, penteamos o cabelo, lavamos as mãos, se adoecemos ainda precisamos dos nossos pais para orientarmos quanto ao remédio certo que devemos tomar. Se estamos gripados, por ex. o q devemos e não devemos fazer? Devemos nos agasalhar se está frio, não devemos sair na chuva, abusar do gelado.
O que mais pode afetar nossa saúde física?
Por exemplo, o stress, a correria do dia a dia, hj em dia muitos de vcs têm uma variedade de atividades e às vezes pode ser prejudicial a nossa saúde Tb. A ansiedade, quem é ansioso aqui? Como podemos lidar com a ansiedade? Tentando nos equilibrar devemos nos preparar é claro, por ex. para uma prova difícil na escola, mas devemos controlar nossa ansiedade pensando que tudo vai dar certo e acreditarmos em nós e em Deus Tb. Assim não adoecemos.

Devemos só nos preocupar com nossa saúde física?
Não. Além de todos os cuidados com o nosso corpo, higiene física devemos prestar muita atenção Tb aos nossos pensamentos que é essencial para sermos saudáveis tanto física como espiritualmente. Devemos pensar em coisas boas, assim atrairemos coisas boas para nossa vida. Pensar q somos capazes de realizar alguma tarefa, seja em casa, na escola, futuramente no trabalho de vocês. Pensar que Deus é todo bem e que nos proteje e nos guia, nos orientando a seguir o melhor caminho, mas que só vamos ouvir se estivermos sintonizados com a espiritualidade amiga que ajuda-nos a progredir. Claro que muitas de nossas ações dependem muito de nós mesmos e qto mais virtudes conseguirmos conquistar mais fácil será de nos sintonizar com o bem. O que podemos pensar então para nos sintonizar em pensamentos bons? Fazermos o bem, caridade ou seja, tratar nosso próximo bem como irmãos, sermos pacientes, tolerantes, ajudarmos alguém que precise de uma palavra amiga, um sorriso, não sermos egoístas, ter Fé em Deus, em sua vontade, justiça e sabedoria, sermos gratos a Deus por tudo de bom que recebemos todos os dias, respeitar as outras pessoas, não sermos orgulhosos, evitar sentimentos de inveja, raiva, vingança. Saber perdoar do fundo do coração aqueles que nos ofenderam e prejudicaram, sermos indulgentes com os outros pois também somos humanos e também erramos e queremos que os outros nos perdoe qdo faltamos com o próximo. Sermos humildes e procurar fazer ao próximo aquilo que gostaríamos que eles nos fizessem.
Assim estaremos mantendo nosso padrão vibratório sempre elevado, é claro que às vezes falhamos e qdo isso acontecer devemos tentar não cometer mais estas falhas e seguir em frente confiante e alegres por sermos perfeitos e inteligentes, por termos uma família que nos ama e quer nosso bem, por termos amigos. Enfim qto mais agradecemos e ajudamos ao próximo, mas somos ajudados sem percebermos.

Os bons pensamentos nos fazem mais felizes;
Quando fazemos alguma coisa obedecendo a um mau pensamento, depois nos sentimos infelizes, aborrecidos;
A “voz da consciência” nos “fala” quando estamos errados e quando estamos certos.
O “eu-luz” brilha muito quando temos bons pensamentos.
Exemplos de bons e maus pensamentos.

Agradecer um presente
• Chutar o gatinho
• Pedir licença
• Dizer uma mentira
• Tirar o lápis do colega
• Ajudar o colega
• Prestar atenção a quem fala
• Obedecer a mamãe
• Deixar os brinquedos desarrumados
• Ser gentil com  as pessoas

FIXAÇÃO:

Hoje vamos fazer duas brincadeiras. A primeira é mímica. Só lembrando quais os cuidados que devemos ter com nosso corpo físico?
Escovar os dentes, tomar banho, nos alimentarmos adequadamente, fazermos exercícios (tanto físicos como ginástica, esportes, caminhadas, etc...) qto lições de casa, prestarmos atenção às aulas, estamos trabalhando o desenvolvimento do raciocínio, nosso cérebro).

E a higiene mental?
Termos bons pensamentos, como ser uma pessoa otimista, alegre, de bem com a vida, sincera, que procura sempre fazer o bem, ser paciente, tolerante, caridosa, enfim que ama a Deus e ao próximo e acredita em Deus.

Escrever em tiras de papel estas ações e entregar para um representante do grupo para fazer a mímica. O grupo que advinhar marcará um ponto, e terá a oportunidade de pegar outra ação e assim por diante.

ESCOVAR OS DENTES    LAVAR O ROSTO    LAVAR AS MAOS           

TOMAR BANHO       PASSAR FIO DENTAL        FAZER EXERCICIOS  

SE ALIMENTAR DE FORMA BALANCEADA

RESPEITAR O PROXIMO                    SER GENTIL E EDUCADO
 
NÃO JULGAR O PROXIMO           NÃO SER EGOISTA

NÃO BRIGAR COM O OUTRO        NÃO TER INVEJA 
AGRADECER UM PRESENTE       ARRUMAR O QUARTO

AJUDAR O COLEGA COM A LIÇAO  


 Monica

Um comentário: