Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Aula Amizade - Infantil - alfabetizados


Evangelização – (9 a 11 anos) – Tema: Amizade
Objetivo formativo: Desenvolver o sentimento de solidariedade
Objevtivo informativo: Reconhecer a importância de aceitar o jeito de cada um

Começar a aula se apresentando e apresentando as evangelizadores e pedir para cada um dizer seu nome e se é a 1ª vez aqui ou não.

Explicar bem rapidinho sobre as aulas que são aos sábados das 2 a 3h e que as salas são dividas por idade a nossa de 9 a 11 anos e que cada mês falamos de um tema diferente, hoje por exemplo falaremos sobre amizade.
Incentivação: Colocar na lousa:
            Pedir as crianças que se reúnam em pares ou trios e perguntar a elas:
·        ·        Qual é o seu nome? ·        ·        Quantos anos você tem? ·        ·        Onde você mora? ·        ·        Onde você estuda? ·        ·        O que você gosta de fazer? / De que você gosta de brincar? Dar uns 3 minutos e pedir para um amigo falar sobre o outro.Gancho: E aí? Gostaram de fazer novos amigos? Pois é! É sobre isso que falaremos hoje! (Colar o cartaz “Amigos”).
Bom agora vamos brincar um pouquinho. Vcs já brincaram de mímica?
Então eu e a tia... vamos simular uma situação e vcs vão se dividir em 2 grupos. O objetivo da brincadeira é advinhar a situação, mas não podemos falar nada, OK?
Eu e ... simulamos uma situação onde eu ignoro minha colega e não quero q ela faça parte da brincadeira.
Quem advinhar faz a outra mímica. Ficar de mau com o amigo só pq ele não fez o q vc pediu.
Ser egoísta, não oferecer o chocolate q vc está comendo.
Ajudar o amigo a fazer a lição de casa.
Chamar um colega novo para fazer parte da brincadeira.
Desenvolvimento: Refletir. Quais foram as atitudes de um amigo? E quais as q não foram?
Em pares de novo perguntar as crianças: O que é ser amigo para vc?
Quais as atitudes para fazer novos amigos e conservar essa amizade?
Como podemos lidar com as diferenças de nossos amigos?
Colocar na lousa, ATITUDES DE UM BOM AMIGO  ...
Explicar as crianças que é muito importante ter amigos e ser amigo. O verdadeiro amigo é aquele que nós podemos contar tanto nas horas boas quanto nas horas difícies, sabemos que ele está lá e podemos confiar nele. Nós por outro lado também temos que fazer a nossa parte, ou seja quando ele nós procurar saber ouví-los compartilhar suas alegrias e as vezes momentos tristes ou difícies tb, e respeitar as diferenças, saber perdoar por algo que nos fizeram e não nos agradou mas que estão arrependidos e valorizam a nossa amizade, e também devemos reconhecer quando não fomos muito legais c eles pois nós tb temos nossas imperfeições e é preciso trabalhar para nos melhorarmos tb.
Ter em mente que é muito gostoso ter alguém para dividir nossas alegrias, ou momentos menos felizesSaber respeitar as diferenças sejam físicas, de idéias, de nível social, cultural etc...
Saber q as diferenças fazem parte do nosso progresso ou seja trabalhamos com nossa paciência, indulgência, capacidade de desenvolver nosso amor àqueles mais difícies p nós e o perdão
Saber respeitar a opinião do meu colega
Saber perdoar e ser perdoado
Saber trabalhar em equipe
Tentar ajudar o próximo, seja meu colega de classe, meu vizinho, amigo, irmão, pai, mãe, prof. Etc... naquilo q estiver ao meu alcance, por ex. Sendo gentil, educado, oferecer a sua ajuda, ou mesmo dizendo uma palavra de incentivo, carinho ou amor.Ajudando os pais em casa colaborando com as tarefas de casa tb é uma atitude de amigo
Não rejeitar ou excluir um colega ao contrário tentar sempre incluí-lo no grupo interagindo c ele
Não fazer ao próximo aquilo que eu não gostaria q fizessem p mim.
Enfim quando temos amigos somos mais felizes, mais alegres pois aprendemos muito c eles e com certeza eles aprendem muito conosco. Desenvolvemos nossas capacidades de amar, respeitar, perdoar, colaborar e confiar mais no próximo.
Não esqueçamos do mandamento de Deus:
“ Amai a Deus e ao próximo como a si mesmo”.
Fixação: contar a estória sobre perdão do livro PAI NOSSO.



 Monica




Nenhum comentário:

Postar um comentário