Evangelização – (9 a 11 anos) – Tema: Amizade
Objetivo formativo: Desenvolver o sentimento de solidariedade
Objevtivo informativo: Reconhecer a importância de aceitar o
jeito de cada um
Começar a aula se
apresentando e apresentando as evangelizadores e pedir para cada um dizer seu
nome e se é a 1ª vez aqui ou não.
Explicar bem rapidinho
sobre as aulas que são aos sábados das 2 a 3h e que as salas são dividas por
idade a nossa de 9 a 11 anos e que cada mês falamos de um tema diferente, hoje
por exemplo falaremos sobre amizade.
Incentivação: Colocar na lousa:
Pedir as crianças que se reúnam em pares
ou trios e perguntar a elas:
·
· Qual é o seu nome?
·
· Quantos anos você tem?
·
· Onde você mora?
·
· Onde você estuda?
·
· O que você gosta de fazer? /
De que você gosta de brincar? Dar uns 3 minutos e pedir para um amigo falar
sobre o outro.Gancho: E aí? Gostaram de fazer novos amigos? Pois é! É sobre
isso que falaremos hoje! (Colar o cartaz “Amigos”).
Bom
agora vamos brincar um pouquinho. Vcs já brincaram de mímica?
Então
eu e a tia... vamos simular uma situação e vcs vão se dividir em 2 grupos. O
objetivo da brincadeira é advinhar a situação, mas não podemos falar nada, OK?
Eu
e ... simulamos uma situação onde eu ignoro minha colega e não quero q ela faça
parte da brincadeira.
Quem
advinhar faz a outra mímica. Ficar de mau com o amigo só pq ele não fez o q vc
pediu.
Ser
egoísta, não oferecer o chocolate q vc está comendo.
Ajudar
o amigo a fazer a lição de casa.
Chamar
um colega novo para fazer parte da brincadeira.
Desenvolvimento: Refletir. Quais foram as
atitudes de um amigo? E quais as q não foram?
Em
pares de novo perguntar as crianças: O que é ser amigo para vc?
Quais
as atitudes para fazer novos amigos e conservar essa amizade?
Como
podemos lidar com as diferenças de nossos amigos?
Colocar
na lousa, ATITUDES DE UM BOM AMIGO ...
Explicar
as crianças que é muito importante ter amigos e ser amigo. O verdadeiro amigo é
aquele que nós podemos contar tanto nas horas boas quanto nas horas difícies,
sabemos que ele está lá e podemos confiar nele. Nós por outro lado também temos
que fazer a nossa parte, ou seja quando ele nós procurar saber ouví-los
compartilhar suas alegrias e as vezes momentos tristes ou difícies tb, e
respeitar as diferenças, saber perdoar por algo que nos fizeram e não nos
agradou mas que estão arrependidos e valorizam a nossa amizade, e também
devemos reconhecer quando não fomos muito legais c eles pois nós tb temos nossas
imperfeições e é preciso trabalhar para nos melhorarmos tb.
Ter
em mente que é muito gostoso ter alguém para dividir nossas alegrias, ou
momentos menos felizesSaber respeitar as diferenças sejam físicas, de idéias,
de nível social, cultural etc...
Saber
q as diferenças fazem parte do nosso progresso ou seja trabalhamos com nossa
paciência, indulgência, capacidade de desenvolver nosso amor àqueles mais
difícies p nós e o perdão
Saber
respeitar a opinião do meu colega
Saber
perdoar e ser perdoado
Saber
trabalhar em equipe
Tentar
ajudar o próximo, seja meu colega de classe, meu vizinho, amigo, irmão, pai,
mãe, prof. Etc... naquilo q estiver ao meu alcance, por ex. Sendo gentil,
educado, oferecer a sua ajuda, ou mesmo dizendo uma palavra de incentivo,
carinho ou amor.Ajudando os pais em casa colaborando com as tarefas de casa tb
é uma atitude de amigo
Não rejeitar ou excluir um colega ao contrário tentar
sempre incluí-lo no grupo interagindo c ele
Não fazer ao próximo aquilo que eu
não gostaria q fizessem p mim.
Enfim
quando temos amigos somos mais felizes, mais alegres pois aprendemos muito c
eles e com certeza eles aprendem muito conosco. Desenvolvemos nossas
capacidades de amar, respeitar, perdoar, colaborar e confiar mais no próximo.
Não
esqueçamos do mandamento de Deus:
“
Amai a Deus e ao próximo como a si mesmo”.
Fixação: contar a estória sobre
perdão do livro PAI NOSSO.
Monica
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