Pesquisar este blog

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Liberdade x Responsabilidade - Juventude - 09/02/2013


Tema Central: INTEGRAÇÃO NA CASA ESPÍRITA
Objetivo Formativo: Reconhecer a casa espírita como espaço de convivência e reflexão.
Objetivo Informativo: Identificar a casa espírita como espaço sócio-cultural e religioso.

Tema da aula: “Carnaval: Liberdade x Responsabilidade”                         Data: 09 Fev 13

Objetivo
Compreender o significado de diversão com responsabilidade e fundamental importância da sintonia.


Prece inicial: 03´

Incentivo Inicial: Vamos brincar de “stop” ? (10´).
Distribuir um papel e lápis para os alunos e ao falar cada palavra pedir para eles escreverem o 1º pensamento que vem à cabeça.
Liberdade, Diversão, Alegria, Respeito, Experiência, Lazer, Arrependimento, Impulso, Responsabilidade, Inspiração, Criatividade, Irracional, Amizade, Festa, Fantasia, Ansiedade

ð Montar um painel na lousa com o pensamento deles e discutirmos o resultado
    
Desenvolvimento: Momento musical. (30´) Ler juntos a letra e depois passar o vídeo da música.

Noite Dos Mascarados - Chico Buarque
Quem é você?
Adivinha se gosta de mim
Hoje os dois mascarados procuram os seus namorados perguntando assim
Quem é você?, diga logo
Que eu quero saber o seu jogo
Eu quero morrer no seu bloco
Eu quero me arder no seu fogo
Eu sou seresteiro, poeta e cantor
O meu tempo inteiro só zombo do amor
Eu tenho um pandeiro
Só quero um violão
Eu nado em dinheiro
Não tenho um tostão
Fui porta-estandarte, não sei mais dançar
Eu, modéstia à parte, nasci para sambar
Eu sou tão menina                                                                                                      
Meu tempo passou
Eu sou Colombina
Eu sou Pierrot
Mas é Carnaval, não me diga mais quem é você
Amanhã tudo volta ao normal
Deixa a festa acabar
Deixa o barco correr
Deixa o dia raiar
Hoje eu sou da maneira que você me quer
O que você pedir, eu lhe dou, seja você quem for, seja o que Deus quiser

Vamos filosofar ???
ð O que você entendeu nesta música ? Do que ela fala ?
ð Como as pessoas se comportam ?
ð O que mais te chamou atenção ?
ð Te lembra algo que ocorre ultimamente ?
        
Fixação:  Eu e o carnaval  (15´) : Diversão faz bem à saúde
Pedir pra eles fazerem uma reportagem para dar dicas sobre o que fazer no carnaval para se divertir com responsabilidade e saúde.

Prece Final

Nenhum comentário:

Postar um comentário