Tema
do mês: INTEGRAÇÃO NA CASA ESPÍRITA
Tema
da aula: “Direitos e Deveres” - acordo com os
evangelizandos
Objetivo
Formativo: Identificar a casa espírita como espaço sócio-cultural e religioso.
Objetivo
Informativo: Identificar a casa espírita como espaço sócio-cultural e religioso.
Objetivo
da aula: Acordo com os evangelizadores explorando os Direitos e Deveres de cada
um durante nossas aulas da pré-mocidade.
Prece inicial: 03´
Incentivo Inicial: Vamos jogar? 15’
Orientar sobre um jogo que não existe regras, portanto, não se sabe
quais são os direitos e deveres (regras) para que o jogo funcione, mostrando a
importância do tema da aula e o que aconteceria se não existessem direitos e
deveres na vida social.
Jogo:neste jogo teremos um grupo de meninas e um grupo
de meninos, levantem-se e sentem-se separadamente, formando os grupos.
As meninas representam a cor vermelha e receberam o objeto 1 e os
meninos representam a cor azul e recebem o objeto 2 (neste momento, desenhar um
símbolo no quadro para reresentar cada grupo, usando os pincéis nas respectivas
cores dos grupos). Agora, podemos começar o jogo, valendo!
OBS: A sala perceberá que algo está faltando para
começar o jogo, então espera-se a reação deles para instigá-los a dizer o que
está faltando (Porque não começam? O que os impede de começar? O que precisam
para jogar? Quem pode nos ajudar com uma regra para que esse jogo se inicie?).
Assim que sugerirem algumas regras para o jogo, anotá-las no quadro (as
sugestões das meninas na parte das meninas e a sguestão dos meninos, na parte
destes). Interromper esta etapa e voltar para os alunos:
Agora, vamos ver quem concorda com esta regra, levante a mão (ler a
primeira regra anotada), anotar a quantidade de votos ao lado da regra.
Continuar com as próximas regras e mostrar qual foi a regra que mais obteve
votos como a ganhadora. É provável que a única regra ganhadora não seja suficiente
para formar o jogo, então, mostrar isso à sala e dar exemplos de outras regras
que poderiam ser acrescidas para que o jogo funcionasse.
Explicar que este foi um
“exercício” de jogo e pedir à sala que façam a conclusão do que puderam
aprender com este exercício: “sem regras, não há jogo”. As
regras não são uma restrição da liberdade, mas sim uma maneira de assegurar o
bom funcionamento de algo. Por exemplo: quem for jogar fotebol no exbox pela
primeira vez deve conhecer e aceitar as regras do jogo, assim, pode ter a
chance de ganhar o jogo ou, também, de perdê-lo. O importante é saber que
através das regras e das pessoas, o jogo pode existir! Assim como, as regras da
escola, como os horários de entrada, saída e hora do recreio, possibilitam que
todos os alunos possam aprender as matérias que os professores estão ensinando,
já que estes estarão dentro da sala de aula na hora certa e que todos possam
comer na hora o recreio e se sentirem bem, sem passar fome... as regras,
portanto, mantém a ordem na vida, nos jogos, etc.
Desenvolvimento:O que acontece com quem segue ou não os seus direitos e deveres?
15’
O objetivo desta história é permitir perceber que
quanto mais se conhece e se segue os deveres e direitos na escola e na vida,
mais liberdade para explorar, interagir, aprender e evoluir se tem, ao invés de
ficar preso às consequências e correções a serem realizadas pela escolha de não
ter seguido estes direitos e deveres.
Marina
era uma menina de 12 anos que adorava estar com as amigas para trocar ideias,
jogar video game, ficar no computador, dividir as alegrias, medos e angústias.
Sua melhor amiga era a Rafaela, que também tinha 12 anos e entendia muito sobre
matemática, ambas estudavam na mesma sala.
Marina
morava em uma casa grande com sua mãe, pai e irmão mais novo, de 3 anos. Seu pai
estava sempre fora de casa, pois viajava muito a trabalho e sua mãe acabava
ficando muito tempo sozinha em casa, com seu irmão. Essa situação na casa de
Marina fazia com que sua mãe precisasse muito de sua ajuda nas tarefas da casa,
como ajudar a prepar a mesa para o jantar, lavar a louça, arrumar o quarto,
tirar a toalha molhada de cima da cama, ajudar a dar banho no irmão mais novo e
muitas outras tarefas que impediam Marina de ir para o computador ou estar com
sua melhora amiga, Rafaela, sempre que quisesse.
Na
escola, Marina tinha muita dificuldade em compreender os problemas de
matemática que o professor explicava, mas sua amiga Rafaela a ajudava com os
deveres de casa e estudo para as provas, já que era muito boa nisso.
Havia
alguns meses que Marina andava diferente... não queria mais estudar matemática
com Rafaela e estava sempre fugindo de sua mãe e discutindo com ela: - puxa
mãe, estou sempre tendo que arrumar as coisas aqui em casa, além de ficar um
tempão na escola, estudando, quando chego em casa, só trabalho! Nem consigo
fazer minhas coisas, conversar com meus amigos no computador, ir à casa da Rafa...
Queria trabalhar menos em casa e me diveirti mais!
Ouvindo
suas queixas, a mãe de Marina lhe explicou que sua ajuda era fundamental para
manter a casa em que moravam limpa, organizada e que seu esfoço com os estudos
na escola eram muito importantes para sua evolução como ser humano, formação
como cidadã, futura profissional e outros aspectos da vida. Disse ainda que sua
ajuda em casa poderia ser revista, que poderiam combinar uma outra condição de
ajuda em casa...
Quanto
mais Marina se queixa em casa, menos tempo lhe sobrava para mexer no
computador, ligar para as amigas e ir à casa de Rafaela, pois ela demorava
muito tempo para ajudar sua mãe e quando tinha que fazê-lo, já estava com sono,
precisando ir dormir... Enquanto isso, na escola, Marina estava tirando notas
cada vez piores em matemática...
Em
dezembro daquele ano, chegaram as tão esperadas férias da escola... Marina e
Rafaela combinaram nos últimos dias de aula que iriam passar aquelas férias
juntas, já que naquele ano, seus pais estavam sem dinheiro para viajar, então,
aproveitariam para ir uma na casa da outra para se divertirem, tomar sorvete na
sorveteria da rua, ir ao shopping, ao cinema e ao parque de diversões da cidade.
Entretanto,
no último dia de aula, Marina soube que sua nota final de matemática foi 3,
sendo que a média necessária para passar nesta matéria era 5. Ou seja, Marina
tinha ficado de recuperação na escola e teria que passar parte de suas férias
estudando para fazer novamente a prova final de matemática, e consequentemente,
teria menos tempo ainda para passar com sua amiga. Além disso, ao chegar em
casa, continuaria com a responsabilidade de ajudar sua mãe com as tarefas do
lar, comprometendo ainda mais suas férias.
Após
esses acontecimentos na vida de Marina, ela percebeu que quanto mais se
esforçava para estudar matemática uma hora por dia, e se adiantar nas ajudas
que fazia para sua mãe, mais tempo livre lhe restava para fazer o que quizésse
com suas amigas. Então, certo dia Marina disse à sua amiga Rafaela: Ufa....
depois de tudo isso que passei nos últimos meses, acho que já fiz minha escolha
e sinto que está tudo em ordem...
Fixação: Exercitando os pensamentos e sentimentos 7`
ð
Nesta
história, quais eram os direitos e deveres que Marina tinha?
Deveres: ela devia ajudar
a prepar a mesa para o jantar, lavar a louça, arrumar o quarto, tirar a toalha
molhada de cima da cama, ajudar a dar banho no irmão mais novo e muitas outras
tarefas que impediam Marina de ir para o computador ou estar com sua melhora
amiga, Rafaela, sempre que quisesse. Com os estudos seu dever era estudar
matemática por mais tempo, já que tinha dificuldades com essa matéria.
Direitos: ela podia
ir à casa da melhor amiga, ficar no computador, jogar, tomar sorvete, ir ao
shopping, ir ao cinema e se divertir.
ð
Os
deveres na casa de Marina eram fixos, impossíveis de serem modificados?
Os deveres
continuariam os mesmos, mas a mãe de Marina disse que poderiam combinar outra maneira
da Marina ajudar em casa, podendo melhorar a maneira como estes deveres seriam
feitos...
ð
O
que aconteceu com Marina quando começou a se queixar com sua mãe e parar de
estudar matemática?
Menos
tempo lhe sobrava para ficar no computador, ligar para as amigas e ir à casa de
Rafaela, pois ela demorava muito tempo para começar a ajudar sua mãe e quando
tinha que fazê-lo, já estava com sono, precisando ir dormir... Enquanto isso,
na escola, Marina estava tirando notas cada vez menores em matemática e acabou
repetindo nesta matéria, tendo que estudar nas férias. Ou seja, quanto mais Marina deixa de seguir seus direitos e deveres,acreditando
que assim, teria mais tempo para fazer o que quizésse, menor era a liberdade dela
para realmente fazer aquilo que queria.
ð
O
que aconteceu com Marina quando se
esforçava para estudar matemática uma hora por dia, e se adiantar nas ajudas
que fazia para sua mãe?
Mais tempo livre lhe
restava para fazer o que quizésse com suas amigas.
ð
Qual foi a escolha que Marina fez depois de ter passado por tudo
isso?
Reforços:
A ordem é mantida por meio dos diereitos e deveres e quando a ordem existe,
têm-se um sentimento de alívio, de paz, de possibilidades de fazer algo em
conjunto... por isso dizemos “tudo ficará em ordem”
Existem tipos de comportamentos e atitudes que
estão de acordo com a ordem e outros que a perturbam.
Quando a ordem é perdida, a liberdade também é.
Somente
quando uma regra (ou a ausência de uma regra) está atrapalhando o funcionamento
do jogo é que se pensa em mudá-la.
Trazendo essa realidade para a evangelização 8`
Assim
como Marina tinha direitos e deveres em sua casa, aqui nas aulas, nós também
temos nossos direitos e deveres, o que nos ajuda a manter a ordem durante as
aulas e permite que vocês e nós também, possamos aprender um com o outro,
possamos rever os amigos, tirar dúvidas, dividir nossos sentimentos...
Aqui
nas aulas, pensamos em alguns direitos (apresentar power point):
-
Divulgar os aniversariantes do trimestre
-
Fazer doação de alimentos na CAMPANHA FOME NÃO, AMOR SIM (mostrar o cartaz e a
caixa da campanha, avisar que no próximo mês será a doação de um pacote de
arroz)
-
Conhecer os temas das aulas com antecedência
-
Aprender coisas legais sobre Jesus e as passagens do Evangelho
-
Ter aulas dinâmicas e divertidas com filmes, desenho, brincadeiras, jogos,
música, pintura
-
Ter livros para estudar! Neste ano vamos fazer a leitura do livro “Brasil
coração do Mundo, Pátria do Evangelho”
-
Fazer peça de teatro
-
Ter Muito AMOR, CARINHO, RESPEITO e AMIZADE entre nós
-
Melhorar nossos hábitos e atitudes
E
alguns dos deveres são:
-
Respeitar os horários de começo e fim das aulas, chegando na hora certa:14h e
terminando às 15h
-
Fazer a prece no início e no fim das aulas, em silêncio
-
Manter a lista de e-mails atualizada
-
Respeitar o colega que está falando, ficando em silêncio enquanto o outro fala
-
Levantar a mão quando quiser falar algo ou fazer perguntas
-
Ter maior frequência nas aulas
-
Deixar o celular no silencioso e não mexer nele durante a aula
Quais
direitos e deveres além destes vocês sugerem para nossas aulas? (colocar as
novas sugestões no quadro e avaliar a possibilidade de aplicá-las, dar um
feedback na hora ou na próxima aula sobre as ideias que eles trouxerem).
Momento final 15´
Cada
um irá receber um papel com um direito ou um dever que devemos seguir em nossas
aulas.
Uma
câmera posicionda de frente para a parede será colocada para gravar cada um
lendo suas frases (inclusive as evangelizadoras, um por vez, este será nosso
acordo. Ao final, entregamos à eles uma folha impressa com todos estes direitos
e deveres, e fixamos na parede uma uma folha grande com o mesmo conteúdo
entregue à eles. Avisaremos que na próxima aula, o vídeo editado será
apresentado rapidamente à eles, aproveitando para reforçar o acordo!
Prece Final
Profa. Isis
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