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sábado, 22 de outubro de 2011

Aula - Direitos e deveres : limites individuais e sociais - Infantil

Tema Central: COMPANHEIRISMO
Objetivo Formativo: Desenvolver sentimento de solidariedade para com todas as pessoas.
Objetivo Informativo: Reconhecer a importância de respeitar e aceitar o jeito de ser de cada um.
Turma: JARDIM

1) Incentivação
Propor uma brincadeira que envolva as leis de trânsito.
Os alunos recebem bonecos (representarão os pedestres) e carrinhos. Deverão movimentar as peças sobre uma maquete que simule uma cidade com semáforos e faixas de pedestre.
Dirigir a brincadeira ressaltando as leis e permitir que brinquem livremente.
Logo após, propor uma reflexão sobre a necessidade de leis (regras / normas) para que as pessoas possam conviver em harmonia e respeitando os limites dos outros.

2) Desenvolvimento
Conversar a respeito da escola que frequentam. Questionar sobre a existência de regras para utilizar os materiais, os espaços, o horário do lanche, o empréstimo de livros, o dia do brinquedo, entre outros.
Propor a confecção de um contrato pedagógico a ser utilizado no decorrer de todo ano. É preciso constar os direitos e os deveres de todos e levar em conta todas as sugestões das crianças.
Ao final, todos devem assinar o contrato.

3) Fixação
Confeccionar um fantoche do SMILE.
Material - carinhas amarelas + palito de sorvete + cola
As crianças desenham o sorriso para cantar uma música.


Dê um sorriso só, sorriso aberto,
Sorriso certo cheio de amor.
Dê um sorriso só, sorriso aberto
Sorriso certo cheio de amor.
Quem tem Jesus, gosta de cantar.
Está sempre sorrindo, mesmo quando não dá.
Tropeça aqui ô, ô, cai acolá,
Cai de novo, levanta e continua a cantar,
Cai, de novo, levanta e continua a cantar.

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