Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Aula: Quem sou eu? - juventude - 2007

Tema: Quem sou eu?

Objetivos:

Informativos: Informar aos jovens quem somos, um rápido briefing da fase em que eles estão entrando; reflexão sobre suas qualidades e defeitos, somos compostos de corpo espírito e perispírito; a importância da Reforma Íntima e a nossa auto-aceitação, visando sempre o progresso.

Formativos: Desenvolver o hábito da reflexão dos nossos próprios sentimentos, qualidades e defeitos; conscientização de que somos espíritos eternos e que estamos na caminhada da evolução.

1º. Dia de aula: Preencher um cadastro na chegada.

Incentivação Inicial: (30’)

Apresentação: Fazer a apresentação dos novos Educadores e dos jovens; solicitar aos educandos que digam sobre o ano de 2006, o que eles gostaram e o que eles não gostaram. Quais as expectativas para 2007. (10’)

Dinâmica de apresentação e integração do atual grupo através do jogo: “O que você levaria á Lua?” Cada jovem deverá falar o seu nome e logo após falar o que levará á Lua. (o objeto a ser levado, está relacionado á última letra do seu nome). (10’)

Dinâmica para auto-retrato: Jogo do espelho: Levar alguns espelhos e pedir-lhes para descrever (falar ou escrever) o que estão vendo. (10’)

Desenvolvimento: (20’)

Iniciando com o espelho, descrição física de cada um deles, pedir que escrevam a descrição psicológica (aproximadamente 10 qualidades e 10 defeitos) e guardar esta relação.

Logo após, abordar:

  • A Fase da adolescência:

"A adolescência é a idade dos anseios cósmicos e das paixões privadas, de preocupações sociais e agonias pessoais. É a idade da inconsistência e da ambivalência." - Haim G. Ginott

É uma etapa do desenvolvimento, que ocorre desde a puberdade à idade adulta, ou seja, desde a altura em que as alterações psicobiológicas iniciam a maturação até à idade em que um sistema de valores e crenças se enquadra numa identidade estabelecida.

Os aspectos físicos da adolescência (crescimento, maturação sexual) são os componentes da puberdade, vivenciados de forma semelhante por todos os indivíduos. Quanto às dimensões psicológica e social, estas são vivenciadas de maneira diferente em cada sociedade, em cada geração e em cada família, sendo singulares até mesmo para cada indivíduo. É neste contexto de alteração do próprio corpo e também de uma maturação ao nível do intelecto (operações formais e abstractas), que o adolescente procura entender quem é e qual o seu papel na sociedade em que vive: interessa-se por problemas de ordem moral e ética e, por vezes, adopta ideologias.

  • Qualidades x Defeitos
  • Corpo, espírito e perispírito
  • Reforma Íntima

Fixação:

Através de perguntas e respostas

Avaliação:

Através de perguntas e respostas

Um comentário: