PROGRAMA 2011 - AULA APLICADA | |
EDUCAÇÃO ESPÍRITA JUVENIL - PRÉ MOCIDADE | |
FEVEREIRO | Tema: COMPANHEIRISMO |
| Objetivo formativo: Desenvolver a autoconfiança e o respeito a si mesmo e ao próximo. |
| Objetivo informativo: |
26/02 | Direitos e Deveres |
Resumo |
|
Dinâmica | Atividade Inicial: Dinamica Objetivo: Levar o jovem a refletir sobre as ações dele e da sociedade quanto ao tema da aula. Preparar uma cartolina na vertical com a palavra FELICIDADE oculta como título Levar etiquetas de 4 cores diferentes que definirão a cada reflexão uma situação: Vermelho: não é seguido na sociedade Amarelo: não é seguido mas as vezes sim Azul: é seguido mas as vezes não Verde: é seguido plenamente Separar a turma em duplas (depende do no. De jovens.) Como direitos e deveres são como os dois lados de uma mesma moeda: não podem andar separados. Com os assuntos separados para sorteio, cada evangelizando pegará 1 assunto e opinará no quadro. Reflexão final: Ao final, verificar com o grupo qual a cor predominante. E refletir com o grupo o que seria melhor. Com este melhor definido, o que este melhor levaria a sociedade. Como a sociedade seria. Então a evangelizadora torna visível a palavra FELICIDADE. (link ar ao Progresso Evolutivo) Se houver tempo: Textos para reflexão Na Lei Divina temos o dever de desenvolver Na Lei de Adoração temos o dever de Na Lei do Trabalho, temos o dever Na Lei de Reprodução temos o dever do respeito pela vida. Na Lei de Conservação temos o dever do respeito e os cuidados consigo mesmo, com o corpo e com o Espírito e com o meio em que vive. Na Lei de Destruição temos o dever de cultivar a responsabilidade e a cooperaç ão como antídotos contra a guerra, homicídio e a crueldade. Na Lei de Sociedade temos o dever de desenvolver a fraternidade, tolerância, cooperaç ão, amizade. Somos partes integrantes de uma sociedade, agindo sobre ela. Na Lei do Progresso temos o dever de auxiliar o desenvolvimento dos sentimentos nobres como a sinceridade, a coragem, o esforço e a perseveranç a. Na Lei de Igualdade temos o dever de sentirmos e a termos a noção de igualdade, embora a diversidade de aptidões, diversidades sociais, de raça, religião, etc . Na Lei de Liberdade, temos o dever de auxiliar o desenvolvimento do respeito à liberdade alheia e a responsabilidade pela sua própria liberdade. Na Lei de Justiça, Amor e Caridade temos o dever de auxiliar o desenvolvimento do amor ao próximo, da caridade material e moral, do respeito ao próximo e à propriedade alheia. No item Perfeição Moral temos o dever de auxiliar a construção das virtudes da alma, prevenindo nos dos vícios e as paixões desvairadas, combatendo o egoísmo.
|
Qtde evang |
Material para sorteio:
Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. Os direitos do cidadão são a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão.
Nos direitos do cidadão, a liberdade consiste em poder fazer tudo que não prejudique o próximo: assim, cada homem não tem por limites senão aqueles que asseguram aos outros membros da sociedade o gozo dos mesmos direitos. Estes limites apenas podem ser determinados pela lei.
Nos direitos do cidadão, a lei não proíbe senão as ações nocivas à sociedade. Tudo que não é vedado pela lei não pode ser obstado e ninguém pode ser constrangido a fazer o que ela não ordene.
Nos direitos do cidadão a lei é deve ser a mesma para todos, seja para proteger, seja para punir. Todos os cidadãos são iguais a seus olhos e igualmente admissíveis a todas as dignidades, lugares e empregos públicos, segundo a sua capacidade e sem outra distinção que não seja a das suas virtudes e dos seus talentos.
Nos direitos do cidadão, ninguém pode ser acusado, preso ou detido senão nos casos determinados pela lei e de acordo com as formas por esta prescritas.
Nos direitos do cidadão todo acusado pela lei é considerado inocente até ser declarado culpado
Nos direitos do cidadão ninguém pode ser molestado por suas opiniões, desde que sua manifestação não perturbe a ordem pública estabelecida pela lei.
Nos direitos do cidadão a livre comunicação das ideias e das opiniões é um dos mais preciosos direitos do homem; todo cidadão pode, portanto, falar, escrever, imprimir livremente, respondendo, todavia, pelos abusos desta liberdade nos termos previstos na lei.
Todos tem direito de viver em sociedade
Perante Deus, todos temos iguais direitos e deveres, tendo o mesmo ponto de partida e a mesma destinação.
Amar a Deus sobre todas as coisas
Amar o próximo como a sim mesmo – reconheça seu valor e o valor do outro indistintivamente
Perdoe Sempre
Os direitos, então, para a boa convivência entre os homens se fez necessário, a fim de que possamos nos auxiliar mutuamente, nos disciplinar, aprender a nos interligar uns aos outros.
temos direito de dizer não quando algo pode nos ferir ou prejudicar e ajudar nossos amigos a perceber isto.
temos direito de ser um ser individual e não ter de fazer exatamente o que os outros fazem
Temos dever de dizer a verdade, sempre com respeito
Nenhum comentário:
Postar um comentário