Pesquisar este blog

domingo, 25 de janeiro de 2015

Aula - Corpo, Espírito e Perispírito

Aula aplicada em 08/mar/2008
Nível: Jardim (3 a 5 anos)

1) Prece Inicial
Após a prece, brevemente recapitular o contrato pedagógico.

2) Incentivação
Usar bexigas. Mostrá-las vazias. Depois, enchê-las. Perguntar o que há dentro. Provavelmente os alunos dirão ar. Questionar se conseguem ver. Relacionar a bexiga com nosso corpo. Como se fôssemos a bexiga - podemos ver e tocar. O ar é como nosso espírito. Não conseguimos ver nem tocar. Podemos senti-lo.

3) História
Dona Galinha Cocoricó

Dona Galinha Cocoricó ouviu seu pintinho perguntar:
- Manhêêê... Quem nasceu primeiro – o ovo ou a galinha?
- Ora, ora pintinho. Me responda você: quem fez o ovo, a galinha, o gato, o cão, a flor e as criancinhas?
Pintinho nunca havia pensado nisso. Certamente alguém muito poderoso. Mas quem? Vocês já imaginaram? (PAUSA)
- Deus. Ele é o início de todas as coisas. Fez tudo o que existe, desde o sol e o universo até os bichinhos do jardim. Ele utilizou uma energia sem fim.
(COMO SE CHAMA ESSA ENERGIA?)
- Espírito. É ele que nos faz viver.
Pintinho olhou suas peninhas amarelinhas e disse:
- Isso é meu Espírito? Apontando para suas peninhas.
- Não isso é o seu corpinho. Ele é a sua CASCA. Ele te protege e te leva a todos os lugares, até o fim de sua missão.
- Então eu sou igual ao OVO, tenho uma CASCA. E o meu espírito é a GEMA? E eu também tenho CLARA?
- Calma, calma, seu falante! É mais ou menos assim. Deus te deu uma casca que é seu corpo. Te deu uma clara também que é seu PERISPÍRITO. (ALGUÉM SABE O QUE É ISSO?)
 Ele liga o seu pensamento (Espírito) ao seu coração (Corpo). O perispírito registra suas emoções e suas ações. Tem o mesmo formato que você. Só que não podemos ver porque é transparente como a clara.
MÃE - E a geme? É o começo da vida? Sabe o que ela representa?
- Já sei. É igual ao meu espírito. Dá a vida. A vida nunca acaba. A casca quebra e o resto está em transformação. Quando a casca se quebrar, a vida vai continuar. E cada vez melhor vamos ficar.
- Muito bem Pintinho. Você aprendeu a lição. O que você entendeu?
O Pintinho gritou feliz:

- Agora é a minha vez. Eu não sou um. Sou três.
OBS: usar ovo cru ou cozido para demonstrar

4) Fixação
Levar imagem de um menino e uma menina impressos em papel sulfite. Representá-los em papel vegetal. Entregar para cada evangelizando um bloquinho com 3. Eles podem colorir os corpinhos e colar estrelinhas no espírito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário