Tema
do mês: FAMÍLIA Data:
17 Agosto 13
Objetivo
Formativo: Reconhecer que
o convívio familiar favorece o desenvolvimento espiritual.
Objetivo
Informativo: Identificar comportamentos
que auxiliam na convivência familiar.
Tema da aula: Colaboração no lar
Objetivo da aula: ajudar os evangelizandos a refletir sobre
o seu papel no lar enquanto membro da família e um potencial “administrador do
lar” futuramente.
“Fazei ao próximo aquilo que gostaria que fizesse
à ti mesmo”
Lembrar Campanha do
Alimento deste mês => óleo
Prece inicial: 03´
Incentivo Inicial: O que a Wikipedia
tem a ver com isto ? 10´
Alguém sabe o que é Wikipedia ?
Como ela funciona ?
Qual o objetivo deste site ?
Por que será que alguém teve a idéia de fazer este
site ?
O que eles ganham com isto ?
“O termo colaboração remete à ideia de uma atividade realizada de
forma cooperativa entre dois ou mais indivíduos. Com o advento da internet,
diversos sistemas colaborativos especializados puderam ser criados e/ou
aprimorados, em especial após o surgimento da Web 2.0 e a
disseminação de licenças livres.”
Associar a Wikipedia
ao tema da aula: por ser um site de colaboração onde cada autor, conhecedor,
pesquiador de algum assunto pode contribuir com a sua opinião para o site e
dividir seu conhecimento com o universo on
line.
Atualmente o mundo virtual vive da contribuição de
opiniões de todas as pessoas: mídia social, blog, educação on line, rádios
(contribuem com informação sobre trânsito, notícias).
Desenvolvimento: E lá em casa, como fica a colaboração ???? 35´
Propor a dinâmica abaixo para que os jovens possam
refletir sobre o tema proposto da colaboração não somente nas tarefas
domésticas, mas nas morais para manter o lar harmonioso e em constante
aprendizado e evolução.
Será uma oportunidade para expressar sua opinião
como é lá em casa: explorar os momentos de abertura e conversação.
Dinâmica: Os jovens deverão
correlacionar as frases ao comportamento invisível (parece que não está lá),
participativo (participa ativamente de tudo) ou visitante (é indiferente a tudo
o que acontece em casa). Sortear as frases entre os jovens e pedir para cada um
colocar na cartolina e dizer o tipo de comportamento contido na frase. As compreensões
colocadas aqui podem não ser as mesmas que a dos jovens, sendo uma excelente
oportunidade para o debate
FRASES:
1. Normalmente, eu chego em casa passo direto
pro meu quarto e só saio dele se for para comer ou para sair de novo!
2. Faço questão de saber como andam as coisas
lá em casa!
3. Participo de tantas atividades, que saio de
casa às 6:30h e só volto às 21h. Aí, já é hora de dormir! E no outro dia,
começar tudo de novo!
4. Gosto de sentar com minha mãe e conversar
sobre tudo. Até besteiras!!!
5. Se eu pudesse... Eu sumia para ninguém me
ver; acho um saco essa família...
6. Muitas vezes, acho que meus pais não me
conhecem: tratam-me como se eu fosse uma criança ou uma pessoa estranha!
7. Ajudo nas tarefas de casa: mantenho meu
quarto em ordem e coloco as coisas no lugar, não aguento bagunça !!!
8. Sou meio chato, às vezes, cobro se meus
irmãos estão estudando mesmo; afinal esta é a única maneira de crescermos na
vida..
9. Minha irmã engravidou do namorado. Eu não
quero nem estar perto na hora da confusão...
10. Esse negócio de família é complicado. É
melhor não ter, ou será o contrário??? Estou confuso!
11. Nossas virtudes são diferentes... Nossos
defeitos também... Isso não me importa, eu quero é viver a minha vida e cada um
que viva a sua!!!
12. Faço parte de uma família de 08 pessoas.
Sinto-me um ET... São tão diferentes!!!
RESPOSTAS:
1. Comportamento invisível
2. Comportamento participativo
3. Comportamento invisível
4. Comportamento participativo
5. Comportamento invisível
6. Comportamento visitante
7. Comportamento participativo
8. Comportamento participativo
9. Comportamento visitante
10. Comportamento invisível
11. Comportamento visitante
12. Comportamento visitante
Fixação: Como eu
posso ser um colaborador em casa ? – 10´
Prece Final: dos
evangelizandos.
Prof. Wilma
Nenhum comentário:
Postar um comentário