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sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Estrutura de aula



Estrutura que deve, minimamente, compor o desenvolvimento das aulas

Incentivação: Momento em que chamamos a atenção do grupo para a aula / tema - Não é o ponto alto da aula, mas a atividade deve acender nos educandos uma expectativa para o aprendizado. Jogos - Brincadeiras - Experiências - Vivências fazem parte dessa etapa.

Desenvolvimento: Principal momento da aula - É quando apresentamos o tema, propriamente dito, nem sempre de forma teórica, pois os jovens exigem de nós performance além da teoria, mas de forma instigadora / reflexiva, que propicie a busca por respostas e compreensão intima e social dos fenômenos. Problematização - Questionamentos - Aula expositiva - Construção de Conceitos  - Histórias, são estratégias  que podem ser aqui utilizadas.

Fixação: Momento dedicado a aplicação do conteúdo estudado. Deve-se dar atenção especial a essa etapa, pois indica o quanto o tema foi apreendido. Atividades de escrita - Exercícios - Desenhos - Construção de Maquetes - Dramatização, são exemplos de atividades. Atentem para o tempo destinado a essas atividades, pois esse momento, não deve ser visto, absolutamente, como um simples passar de tempo, e sim como verificação do aprendizado.

Avaliação: Deve permear toda a aula, contudo ao final da mesma, deve responder se, os objetivos (formativos e informativos) foram alcançados. Lembrando que o formativo, não é imediatamente perceptivel, pois sua essência é de consolidação dos comportamentos desejáveis ao homem de bem, e isso somente se percebe a médio e  longo prazo.  Já os informativos podem ser percebidos com mais precisão. Aqui retoma-se a o que foi construído no momento destinado a fixação.  Deve-se observar o interesse, empenho e comportamento durante a execução das atividades.


Abraços fraternos
Elma

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