Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Aula: Namorar ou Ficar - Juventude 21/07/2012


Tema: Namorar ou Ficar ?

Objetivo Formativo: 
Desenvolver sentimento de compaixão e alteridade.
Objetivo Informativo: Dar condições aos jovens de optar entre seguir seus sentimentos diante dos costumes ou modismos à sua volta.



Incentivação Inicial: Vamos cantar ? 05 minutos
Já Sei Namorar - Tribalistas
Já sei namorar
Não tenho juiz
Já sei beijar de língua
Se você quer a vida em jogo
Agora, só me resta sonhar
Eu quero é ser feliz
Já sei onde ir
Não tenho paciência
Já sei onde ficar
pra televisão
Agora, só me falta sair
Eu não sou audiência
Não tenho paciência
para a solidão
pra televisão
Eu sou de ninguém
Eu não sou audiência
Eu sou de todo mundo
para a solidão
E todo mundo me quer bem
Eu sou de ninguém
Eu sou de ninguém
Eu sou de todo mundo
Eu sou de todo mundo
E todo mundo me quer bem
E todo mundo é meu também
Eu sou de ninguém
Tô te querendo como ninguém
Eu sou de todo mundo
Tô te querendo como Deus quiser
E todo mundo é meu também
Tô te querendo como eu te quero
Já sei namorar
Tô te querendo como se quer (x2)
Já sei chutar a bola

Agora, só me falta ganhar


Desenvolvimento: E você com isto ? 30 minutos
Sentar em círculo e conversar sobre a música. O que mais te chamou atenção ? Por que ?
Convidar os jovens à reflexão profunda das suas atitudes perante os sentimentos próprios e dos outros.
ð  Sei namorar x Ficar : forma de iniciar um relacionamento ou fugir de relacionamento ?
ð  Namoro = compromisso: gostar de alguém significa curtir as coisas boas, ser feliz, estar ao lado, andar de mãos dadas, ir ao cinema, rir e chorar juntos. Muito diferente de cobrança, prisão, pegar no pé, esquecer dos amigos.
ð  Ser de ninguém x ser de todo mundo: ser sozinho, brincar com os sentimentos das pessoas (cuidado ao entrar no coração de alguém, “lei da ação e reação”), futilidade, sintonia.
ð  Namorar é lindo, é gostoso, gratificante. É uma forma muito saudável de ensaiarmos a vida adulta de se relacionar e experimentar o exercício do amor, cumplicidade. 

Conclusão: Melhor assim? 10 minutos
Ouvir a música “Velha Infância” e pedir aos alunos para darem sua opinião sobre a experiência contada na música. Comparar com a anterior: qual a diferença entre elas ?
Como você se sente ?



Velha Infância - Tribalistas





Você é assim
O meu melhor amigo
Um sonho pra mim
É o meu amor...
E quando eu não te vejo
E a gente canta
Eu penso em você
E a gente dança
Desde o amanhecer
E a gente não se cansa
Até quando eu me deito...
De ser criança
Eu gosto de você
A gente brinca
E gosto de ficar com você
Na nossa velha infância...
Meu riso é tão feliz contigo
Seus olhos meu clarão
O meu melhor amigo
Me guiam dentro da escuridão
É o meu amor...
Seus pés me abrem o caminho
E a gente canta
Eu sigo e nunca me sinto só...
E a gente dança
Você é assim
E a gente não se cansa
Um sonho pra mim
De ser criança
Você é assim...
A gente brinca
Você é assim...
Na nossa velha infância...
Você é assim...
Seus olhos meu clarão
-"Você é assim
Me guiam dentro da escuridão
Um sonho pra mim
Seus pés me abrem o caminho
E quando eu não te vejo
Eu sigo e nunca me sinto só...
Penso em você
Você é assim
Desde o amanhecer
Um sonho pra mim
Até quando me deito
Quero te encher de beijos
Eu gosto de você
Eu penso em você
Eu gosto de ficar com você
Desde o amanhecer
Meu riso é tão feliz contigo
Até quando eu me deito...
O meu melhor amigo
Eu gosto de você
É o meu amor"
E gosto de ficar com você

Meu riso é tão feliz contigo



Bibliografia:
 
Pesquisa no site CVDEE, Lei da Reprodução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário