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domingo, 11 de março de 2012

Aula: Deus - Atributos da Divindade - Juventude - 10/03/2012

Tema: Deus - atributos da divindade

Objetivos:

Informativos: Informar sobre Deus, seus atributos/qualidades. Informar aos jovens sobre Deus, onde podemos vê-lo e sua sabedoria infinita.

Formativos: Desenvolver o amor, respeito e gratidão a Deus. Reconhecer que o poder e a misericódia de Deus, atua no mundo e em cada um de nós!

Incentivação Inicial: (20’)

1 – Atividade 1

Montar uma trilha com o dominó. Depois de todos em pé, colocados, pedir para derrubarem. Com esta atividade colocar – Causa primária de todas as coisas.

Atividade 2 - Batalha Naval.

Cada jovem terá direito a um lance, que é o cruzamento de uma letra com um número.

Deixar alguns espaços vazios e outros colocar uma letra, a qual faz parte de uma palavra (Atributo da Divindade). Quem acertar a letra pode dar mais um lance. Depois que formar a palavra, deverá colar o atributo, em um painel, sendo:

· Deus

· Eterno

· Infinito

· Imutável

· Imaterial

· Único

· Onipotente

· Justo

· Bom

Desenvolvimento: (20’)

Começar o desenvolvimento da aula através da formação das palavras da batalha naval. Falar sobre algumas maravilhas que acontecem, como por exemplo:

1 - Corpo Humano:

É uma máquina fantástica

· à MÃOS: 58 movimentos diferentes

· à DIGESTÃO: para digerir uma única refeição é produzido ácido clorídrico suficiente p/ furar um tapete, o estômago se protege com uma camada de muco.

· à CORAÇÃO: bombeia 9.000 litros de sangue por dia

· à CIRCULAÇÃO: sangue percorre 96.000 Km de vasos sanguíneos por dia e uma viagem completa leva menos de 1 minuto

· à CÉREBRO: ainda por desbravar - só devagar vai sendo utilizado, dispondo de áreas ainda não acionadas, que são reservas formidáveis para o futuro do homem... Os departamentos da memória , que se fossem transformados em computador ocupariam uma área de aproximadamente 160.000 Km cúbicos, tão somente para os bilhões de informações de uma única reencarnação

· à QUANTOS CORPOS JÁ SERVIRAM DE DOMICÍLIO AOS ESPÍRITOS NA TERRA, E NENHUM ABSOLUTAMENTE IGUAL A OUTRO

2 - Natureza:

Cadeia alimentar

Praga dos caracóis à Entrou no país, (de acordo com a Isto É n1658 de 11 de 06 de 2001), ilegalmente, em 1988, para ser vendido como escargô, caracóis das espécies Helix aspersa e Helix pomatia, iscas para pesca e até como oferenda para deuses afros, por Curitiba durante uma exposição agropecuária, prometendo retorno financeiro fácil e possibilidade de exportação. A realidade foi outra na hora de vender e por esta razão muitos desistiram e abandonaram os criatórios à própria sorte.

Em contato com a natureza, eles se tornaram uma praga por ser uma espécie exótica e não ter no meio ambiente predadores naturais.

Nesse anexo seguinte desenhei à mão (portanto não está aqui e somente na transparência ) as pegadas de um cão, pato, vaca, galinha, cavalo e homem. Fazendo a pergunta aos grupos : “Quem passou por aqui?”

1. Que é Deus?

“Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas”

2. Que se deve entender por infinito?

“O que não tem começo nem fim: o desconhecido; tudo que é desconhecido é

infinito.”

3. Poder-se-ia dizer que Deus é o infinito?

“Definição incompleta. Pobreza da linguagem humana, insuficiente para definir o

que está acima da linguagem dos homens.”

Deus é infinito em Suas perfeições, mas o infinito é uma abstração. Dizer que Deus é o infinito é tomar o atributo de uma coisa pela coisa mesma, é definir uma coisa que não está conhecida por uma outra que não está mais do que a primeira.

Provas da existência de Deus

4. Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus?

“Num axioma que aplicais às vossas ciências. Não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem e a vossa razão responderá.” Para crer-se em Deus, basta se lance o olhar sobre as obras da Criação. O Universo existe, logo tem uma causa. Duvidar da existência de Deus é negar que todo efeito tem uma causa e avançar que o nada pôde fazer alguma coisa.

5. Que dedução se pode tirar do sentimento instintivo, que todos os homens trazem

em si, da existência de Deus?

“A de que Deus existe; pois, donde lhes viria esse sentimento, se não tivesse uma base? É ainda uma consequência do princípio - não há efeito sem causa.”

6. O sentimento íntimo que temos da existência de Deus não poderia ser fruto da educação, resultado de ideias adquiridas?

“Se assim fosse, por que existiria nos vossos selvagens esse sentimento?”

Se o sentimento da existência de um ser supremo fosse tão-somente produto de um ensino, não seria universal e não existiria senão nos que houvessem podido receber esse ensino, conforme se dá com as noções científicas.

7. Poder-se-ia achar nas propriedades íntimas da matéria a causa primária da formação das coisas?

“Mas, então, qual seria a causa dessas propriedades? É indispensável sempre uma causa primária.”

DE DEUS

Atribuir a formação primária das coisas às propriedades íntimas da matéria seria

tomar o efeito pela causa, porquanto essas propriedades são, também elas, um efeito que há de ter uma causa.

8. Que se deve pensar da opinião dos que atribuem a formação primária a uma combinação fortuita da matéria, ou, por outra, ao acaso?

“Outro absurdo! Que homem de bom-senso pode considerar o acaso um ser inteligente? E, demais, que é o acaso? Nada.”

A harmonia existente no mecanismo do Universo patenteia combinações e desígnios

determinados e, por isso mesmo, revela um poder inteligente. Atribuir a formação primária ao acaso é insensatez, pois que o acaso é cego e não pode produzir os efeitos que a inteligência produz. Um acaso inteligente já não seria acaso.

9. Em que é que, na causa primária, se revela uma inteligência suprema e superior

a todas as inteligências?

“Tendes um provérbio que diz: Pela obra se reconhece o autor. Pois bem! Vede a obra e procurai o autor. O orgulho é que gera a incredulidade. O homem orgulhoso nada admite acima de si. Por isso é que ele se denomina a si mesmo de espírito forte. Pobre ser, que um sopro de Deus pode abater!”

Do poder de uma inteligência se julga pelas obras. Não podendo nenhum ser humano criar o que a Natureza produz, a causa primária é, conseguintemente, uma inteligência superior à Humanidade.

Quaisquer que sejam os prodígios que a inteligência humana tenha operado, ela própria tem uma causa e, quanto maior for o que opere, tanto maior há de ser a causa primária. Aquela inteligência superior é que é a causa primária de todas as coisas, seja qual for o nome que lhe dêem.

Atributos da divindade

10. Pode o homem compreender a natureza íntima de Deus?

“Não; falta-lhe para isso o sentido.”

11. Será dado um dia ao homem compreender o mistério da Divindade?

“Quando não mais tiver o espírito obscurecido pela matéria. Quando, pela sua perfeição, se houver aproximado de Deus, ele o verá e compreenderá.” A inferioridade das faculdades do homem não lhe permite compreender a natureza íntima de Deus. Na infância da Humanidade, o homem O confunde muitas vezes com a criatura, cujas imperfeições lhe atribui; mas, à medida que nele se desenvolve o senso moral, seu pensamento penetra melhor no âmago das coisas; então, faz idéia mais justa da Divindade e, ainda que sempre incompleta, mais conforme à sã razão.

12. Embora não possamos compreender a natureza íntima de Deus, podemos formar idéia de algumas de Suas perfeições?

“De algumas, sim. O homem as compreende melhor à proporção que se eleva acima

da matéria. Entrevê-as pelo pensamento.”

13. Quando dizemos que Deus é eterno, infinito, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom, temos idéia completa de Seus atributos?

“Do vosso ponto de vista, sim, porque credes abranger tudo. Sabei, porém, que há

coisas que estão acima da inteligência do homem mais inteligente, as quais a vossa linguagem, restrita às vossas idéias e sensações, não tem meios de exprimir. A razão, com efeito, vos diz que Deus deve possuir em grau supremo essas perfeições, porquanto, se uma Lhe faltasse, ou não fosse infinita, já Ele não seria superior a tudo, não seria, por conseguinte, Deus. Para estar acima de todas as coisas, Deus tem que se achar isento de qualquer vicissitude e de qualquer das imperfeições que a imaginação possa conceber.”

DE DEUS

Deus é eterno. Se tivesse tido princípio, teria saído do nada, ou, então, também teria

sido criado, por um ser anterior. É assim que, de degrau em degrau, remontamos ao infinito e à eternidade.

É imutável. Se estivesse sujeito a mudanças, as leis que regem o Universo nenhuma estabilidade teriam.

É imaterial. Quer isto dizer que a sua natureza difere de tudo o que chamamos matéria. De outro modo, ele não seria imutável, porque estaria sujeito às transformações da

matéria.

É único. Se muitos Deuses houvesse, não haveria unidade de vistas, nem unidade de

poder na ordenação do Universo.

É onipotente. Ele o é, porque é único. Se não dispusesse do soberano poder, algo

haveria mais poderoso ou tão poderoso quanto ele, que então não teria feito todas as coisas. As que não houvesse feito seriam obra de outro Deus.

É soberanamente justo e bom. A sabedoria providencial das leis divinas se revela,

assim nas mais pequeninas coisas, como nas maiores, e essa sabedoria não permite se

duvide nem da justiça nem da bondade de Deus.

Panteísmo

14. Deus é um ser distinto, ou será, como opinam alguns, a resultante de todas as

forças e de todas as inteligências do Universo reunidas?

“Se fosse assim, Deus não existiria, porquanto seria efeito e não causa. Ele não pode

ser ao mesmo tempo uma e outra coisa.

“Deus existe; disso não podeis duvidar e é o essencial. Crede-me, não vades além.

Não vos percais num labirinto donde não lograríeis sair. Isso não vos tornaria melhores, antes um pouco mais orgulhosos, pois que acreditaríeis saber, quando na realidade nada saberíeis. Deixai, consequentemente, de lado todos esses sistemas; tendes bastantes coisas que vos tocam mais de perto, a começar por vós mesmos. Estudai as vossas próprias imperfeições, a fim de vos libertardes delas, o que será mais útil do que pretenderdes penetrar no que é impenetrável.”

15. Que se deve pensar da opinião segundo a qual todos os corpos da Natureza,

todos os seres, todos os globos do Universo seriam partes da Divindade e constituiriam, em conjunto, a própria Divindade, ou, por outra, que se deve pensar da doutrina panteísta?

“Não podendo fazer-se Deus, o homem quer ao menos ser uma parte de Deus.”

16. Pretendem os que professam esta doutrina achar nela a demonstração de

alguns dos atributos de Deus: Sendo infinitos os mundos, Deus é, por isso mesmo, infinito; não havendo o vazio, ou o nada em parte alguma, Deus está por toda parte; estando Deus em toda parte, pois que tudo é parte integrante de Deus, Ele dá a todos os fenômenos da Natureza uma razão de ser inteligente. Que se pode opor a este raciocínio?

“A razão. Refleti maduramente e não vos será difícil reconhecer-lhe o absurdo.”

Esta doutrina faz de Deus um ser material que, embora dotado de suprema inteligência, seria em ponto grande o que somos em ponto pequeno. Ora, transformando-se a matéria incessantemente, Deus, se fosse assim, nenhuma estabilidade teria; achar-se-ia sujeito a todas as vicissitudes, mesmo a todas as necessidades da Humanidade; faltar-lhe-ia um dos atributos essenciais da Divindade: a imutabilidade. Não se podem aliar as propriedades da matéria à idéia de Deus, sem que Ele fique rebaixado ante a nossa compreensão e não haverá sutilezas de sofismas que cheguem a resolver o problema da Sua natureza íntima. Não sabemos tudo o que Ele é, mas sabemos o que Ele não pode deixar de ser e o sistema de que tratamos está em contradição com as suas mais essenciais propriedades. Ele confunde o Criador com a criatura, exatamente como o faria quem pretendesse que engenhosa máquina fosse parte integrante do mecânico que a imaginou.

A inteligência de Deus se revela em Suas obras como a de um pintor no seu quadro;

mas, as obras de Deus não são o próprio Deus, como o quadro não é o pintor que o

concebeu e executou.

Fixação:

Colocar a mensagem que fala sobre Deus – Faixa 4 do CD

Avaliação:

Durante o desenvolvimento.


Aula da tia Cris


Batalha Naval
A B C D E F G H I J L M N O P Q
1 D I
2 E T E R N O
3 U F
4 J U S T O I M A T E R I A L
5 U N I C O
6 B O M I M U T A V E L
7 T
8 O N I P O T E N T E

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