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sábado, 30 de julho de 2011

Aula: Valores em família - infantil - 16/06/2007

PROGRAMA 2007 - AULA APLICADA

EDUCAÇÃO ESPÍRITA INFANTIL

Junho

Tema Central: VALORES em FAMÍLIA

Objetivo Formativo: Desenvolver e solidificar a convivência em família.

Objetivo Informativo: Identificar valores presentes na família cristã.

16/06

COOPERAÇÃO E UNIÃO

Resumo

  1. Atividade inicial
  2. Repassar o tema anterior (Amor/família)
  3. Que outras atitudes deveremos ter em família?
  4. Fazer relação com a atividade inicial
  5. Perguntar sobre o que acham que significa cooperação e como isto se aplica em casa, na família, na sociedade.

Cooperação e colaboração

Colaboração = uma pessoa interagir com outra existindo ajuda mutua ou unilateral

Cooperação = uma pessoa interagir com outra existindo ajuda mutua ou unilateral + partindo de um objetivo comum, atividades, ações conjuntas e coordenadas.

Situações sobre cooperação e colaboração no lar:

*Criança respondendo educadamente para os pais;

*Respeito com os avós;

*Criança guardando os brinquedos, arrumando o quarto;

*Servir suco ao amigo;

*A alegria de uma criança que vai ganhar um irmãozinho.

* Lavar a louça

* Arrumar os brinquedos

* Tirar o pó

* Arrumar o quarto

* Recolher o lixo

* Não brigar com os irmãos

* Obedecer aos pais

* Cuidar dos irmãos

* Cuidar dos livros

* Estudar

* Secar a louça

* Ajudar nas compras no supermercado

* Colaborar no Evangelho no Lar

* Molhar as flores

* Ajudar a estender as roupas no varal

* Guardar as roupas

* Fazer um doce gostoso com a mamãe

* Ajudar o irmão a fazer a lição

* Saber ouvir

* Ser educado

* Ser bem humorado

* Dar comida aos animais

* Dar água aos animais

* Dar banho ou ajudar a lavar o cachorro

* Limpar as sujeiras do cachorro

* Ler uma história para o irmão menor

* Guardar a escova e a pasta dental no lugar

* Guardar a escova de cabelos no lugar

* Ajudar os pais quando solicitado

* Ser educado com os familiares

* Ser educado com as visitas

* Ser educado com os vizinhos

* Ajudar a lavar as calçadas

* Arrumar o vaso de flores sobre a mesa

  1. Perguntar qual nosso objetivo com tudo isto?

Evoluirmos moralmente, atingirmos a perfeição

Todos somos iguais; temos as mesmas habilidades?

Não. Tivemos experiências diferentes. Nesta vida e em outras vidas que vivemos.

E para conseguirmos atingir nossos objetivos, do que precisamos?

União

Como a união se aplica em casa, na família, na sociedade?

Por exemplo:

- Um time vencedor - Em um time de futebol, por exemplo, cada um tem sua função, mas todos têm que se ajudar. Se algum jogador não colaborar com os outros, o rendimento do time cai e o técnico precisa tirá-lo. Se um jogador é egoísta e quer resolver sozinho, geralmente não produz nada para a equipe.

- Uma máquina - para que uma máquina funcione corretamente, todas as peças têm que colaborar. Se uma estraga, o trabalho já não sai perfeito.

Em uma televisão, se o tubo de imagem quisesse trabalhar sozinho, não conseguiria nada, da mesma forma que as outras peças não alcançariam produzir a imagem sem ele. Numa bicicleta, os pedais não fazem nada sozinhos, mas são necessários, assim como a corrente, a catraca e a roda. Na nossa vida também é assim: se quisermos trabalhar sempre sozinhos, teremos muita, muita dificuldade para conseguir fazer coisas boas; se ajudarmos e formos ajudados, ficará tudo mais fácil.

- Jesus, o maior espírito que já passou pela Terra, não fez nada sozinho. Ele uniu em torno dele uma série de pessoas - apóstolos e discípulos - que ajudaram na transmissão de sua mensagem aos homens.

- Família feliz - uma família em que pai e mãe ajudam na criação dos filhos e em que todos se auxiliam tem muito mais chances de ser feliz.

Podemos nos unir para fazer o bem ou o mal, se unirmos pelo mal, este mal vem pro outro e pra mim também., se unirmos pelo bem, tudo melhora a nossa volta.

Devemos cultivar os bons pensamentos e as boas atitudes.

  1. Atividade Final

Dinâmica

Atividade Inicial:

O Jogo das Saudações

OBJETIVO GERAL: Agrupamento. Facilitar o entrosamento, despertar a cordialidade e espontaneidade.

OBJETIVO ESPECÍFICO: Atividade inicial para promover aproximação entre os colegas, ou entre eles e crianças novas, no primeiro dia do ano em que se encontram.

MATERIAL: Nenhum

COMO JOGAR:

- Passar para cada criança uma informação sobre um cumprimento ( oi, abraço, aperto de mão, um aceno com a mão).

- Infomar a todos que eles deverão encontrar o parceiro de cumprimento, isto é a criança que fizer o mesmo cumprimento.

- Peça que todos se levantem e caminhem pelo espaço. Avise que você vai dar um sinal (pode ser uma palma ou apito) e, quando o ouvir, cada um deverá parar diante de um colega, fazer o sinal informado. Quem não conseguir um par pode ser feito em três.

- A criança que encontrar seu par, vai se sentar no circulo um ao lado do outro.

-Se não encontrar nesta parada, o jogo recomeça.

Nós humanos: jogo cooperativo

(A partir dos 7 anos.)

OBJETIVO GERAL: Estímulo ao raciocínio e ao trabalho em equipe

OBJETIVO ESPECÍFICO: Desmanchar um nó feito com pessoas.

MATERIAL: Nenhum.

COMO APLICAR:

-Todos os participantes formam um círculo dando as mãos. Cada um verifica quem está à sua direita e à sua esquerda. Isto é muito importante, pois pode haver confusão depois, portanto, peça que cada um fale alto pra si e para os outros: “João está à minha direita e Ana, à minha esquerda”, etc.

- Diga para soltarem as mãos e caminharem pelo espaço, aleatoriamente, até ouvirem um sinal (palma ou assovio). Ao ouvi-lo, todos param EXATAMENTE ONDE ESTÃO.

- Agora, sem sair de suas posições, deverão dar sua mão direita para quem estava à sua direita e sua mão esquerda para quem estava à esquerda. Vai se formar um nó de pessoas, e deverá ser desfeito, voltando o círculo à posição inicial, sem que ninguém solte as mãos.

Atividade Final:

Quebra-cabeças misturados

(A partir dos 8 anos.)

OBJETIVO GERAL: Jogo cooperativo.

Material: Folhas com desenhos para colorir. Lápis coloridos e giz de cera. Tesoura.

Como aplicar:

Dividir a turma em grupos em número igual ao de desenhos. Pedir para cada grupo colorir o desenho. Após coloridos, recortar em forma de quebra cabeça. Entregar os desenhos recortados juntos e pedir para que cada grupo remonte sua figura.

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