Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Aula Lei Natural

AULA APLICADA EM - 2007
NÍVEL - Jardim (3 a 5 anos)

1) Prece Inicial
2) Incentivação
Sobre uma cidade fictícia os alunos simularão diversas situações:
- Manipulando carrinhos vão circular pela cidade prestando atenção a sinalização de trânsito;
- Manipulando bonecos atravessarão ruas na faixa de pedestre ou não;
- Ajudarão ou não deficientes a se locomoverem;
- Mostrar o sol – que coisas boas ele nos traz?
 Lei Divina x Lei do Homem
Se eu passar no sinal vermelho está errado? Quem criou esta lei?
Se eu ajudar uma pessoa, eu fico feliz? Quem criou esta lei?
Onde posso encontrar a Lei do Homem? Nos livros
Onde posso encontrar a Lei de Deus? No pensamento, no sentimento.
3) História – O caminho do Bem
André voltava da escola, quando de repente, viu um gatinho que miava muito alto, como se estivesse chorando. Ele tinha a patinha machucada, não conseguia andar direito e com certeza estava há muito tempo sem comer, pois dava para ver os ossos aparecendo sob seu pelo branquinho.
Ele se comoveu com a situação, com muito cuidado, pegou-o no colo e o levou para sua casa. Sua mãe, D. Simone olhou para o gatinho e disse:
- Pobrezinho! Vamos André traga-o até aqui, vamos cuidar de sua patinha. Depois de fazer o curativo, D. Simone lhe deu um pires de leite que foi devorado em um minuto.
- Nossa! Ele estava com fome, não é mamãe?
- Sim meu filho. Ele é muito pequeno para arranjar comida sozinho; se você não o tivesse encontrado, ele poderia ter morrido!
O menino olhou para aquele bichinho tão pequeno e tão lindo, com muito carinho ele o aninhou em seus braços.
- Sabe mamãe, eu me sinto feliz em ter ajudado o gatinho!
- Eu sei meu filho! Sempre que praticamos o bem nós nos tornamos pessoas melhores e nos aproximamos de  Deus; por isso, ficamos felizes! Fomos criados para fazer o bem, mas quando as vezes fazemos algo errado, nós nos sentimos tristes, pois não cumprimos as Leis de Divinas. Estas leis dizem que devemos ser bons, tratar a todos com amor e bondade.
- Sabe de uma coisa mamãe; é tão gostoso fazer o bem! Com seus olhinhos brilhantes pediu:
- Posso dar um nome para ele!
- Claro! Que nome você escolheu?
- Branquinho! Vou chamá-lo de Branquinho!

Aos poucos, Branquinho foi se recuperando e André ganhou um companheiro fiel e amoroso.
4) Fixação
Os evangelizandos recebem uma folha com diversas imagens - crianças brigando, pessoas demonstrando falta de respeito, uma família colaborando nas atividades do lar e amigos compartilhando comida. Deverão pintar as imagens que representam o homem cumprindo as Leis Divinas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário